Já faz algum tempo que há certa expectativa para o lançamento de um MacBook Air com tela OLED, mas parece que os fãs da Maçã vão precisar esperar mais tempo. Segundo fontes do site The Elec, a Apple adiou o lançamento desses produtos por conta das baixas vendas do iPad Pro OLED nos últimos meses.
No passado, o planejamento da Apple consistia em anunciar e lançar o MacBook OLED entre meados de 2026 e 2027. Contudo, o lançamento do iPad Pro com tela OLED em maio de 2024 não atendeu as expectativas, já que a Apple almejava enviar cerca de 10 milhões de unidades às lojas, mas o número travou em apenas 6 milhões.
Isso não significa que a companhia de Cupertino tenha desistido de lançar seu novo notebook com uma tela OLED, mas recalculou a rota para um lançamento a partir de 2029. O pensamento é que se o público não aderiu tão bem ao tablet com tela aprimorada, o mesmo deve ocorrer nos Macs.
É importante lembrar que diferente do display LCD tradicional, o custo na fabricação de displays OLED é bem mais elevado, culminando em produtos ainda mais caros. Talvez com o adiamento para 2029, os gastos na fabricação possam diminuir, mas também significa mais tempo em que a Apple fica atrás de suas concorrentes — que já usam a tecnologia em laptops topo de linha.
Em contrapartida, uma nova versão do MacBook Air para ser lançada em 2027 deve contar com tecnologia TFT (Transistor de filme fino), ao contrário do LCD padrão. Esse pode ser o substituto imediato do modelo OLED, que embora não tenha todas as qualidades da tela de alto padrão, traz avanços em relação aos produtos atuais.
Além dos notebooks, a Apple planeja lançar seus primeiros produtos dobráveis por volta de 2028, como um iPad de até 20 polegadas. Para os lançamentos mais próximos, a companhia deve anunciar a linha do iPhone 17 em setembro deste ano.
Créditos