A saudade é um dos sentimentos mais experimentados pelos seres humanos. É uma mistura complexa de emoções, como nostalgia, tristeza, amor e até mesmo alegria. Nesta terça-feira (30), é comemorado o Dia da Saudade. Na música, ela é frequentemente retratada e explorada de diversas maneiras. Confira uma lista de canções que mergulham fundo nesse estado emocional:
- Vale a pena ver de novo: Confira os atores da novela ‘Paraíso tropical’ que já morreram
- Discussões acaloradas: Ofensas, dedo na cara e gritaria: lista traz 13 vídeos de barracos inesquecíveis do ‘BBB’
“Saudades da Minha Terra” – Belmonte & Amaraí
Lançada em 1966 pela dupla Belmonte & Amaraí, a música se tornou uma espécie de hino da música sertaneja do Brasil. A canção é um verdadeiro hino à nostalgia e expressa a saudade da vida no campo, das paisagens familiares e das memórias de um tempo passado. Abaixo, a versão que faz parte do álbum “A História Continua”, dos Amigos (Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé di Camargo e Luciano).
“Nuvem de Lágrimas” – Chitãozinho & Xororó
“Nuvem de Lágrimas” é outra música emblemática sobre saudade na música sertaneja. Chitãozinho & Xororó contam a história de um amor perdido e as consequências dessa separação. A canção é uma poderosa expressão do lamento e da dor causada pela saudade. Abaixo, a versão com Fafá de Belém da música que fez parte da trilha sonora da novela “Barriga de aluguel” (1990):
Créditos: Portal Extra Esportes