A adaptação de “A Cor Púrpura” chega nesta quarta-feira (4) aos cinemas brasileiros. O longa conta com estrelas como Halle Bailey, H.E.R, Ciara e Taraji P. Henson no elenco e tem produção de Oprah Winfrey, Steven Spielberg e Quincy Jones.
O filme dirigido por Blitz Bazawule conta a história de Celie (Fantasia Barrino), uma mulher afro-americana que vive no sul dos Estados Unidos no começo do século XX. Ela tenta superar os traumas deixados pelos abusos do pai e do marido ao longo dos anos e, para isso, contará com o apoio e a força de um grupo de mulheres que constrói uma irmandade.
A obra é uma adaptação para o cinema do musical que brilhou na Broadway entre 2005 e 2007 e foi remontado em 2015. Nas duas versões, “A Cor Púrpura” ficou com o Tony Award de Melhor Atriz. Na primeira quem venceu foi LaChanze, na segunda o prêmio foi para Cynthia Erivo. As duas viveram a protagonista Celie.
O remake também chegou a faturar o Tony de Melhor Revival de Musical e o Grammy de Melhor Álbum de Musical de Teatro.
Antes de virar musical, “A Cor Púrpura” já havia ido para as telonas em 1985, com direção de Steven Spielberg. Oprah Winfrey viveu Sofia, que agora é interpretada por Danielle Brooks, e a protagonista Celie ficou a cargo de Whoopi Goldberg. Quincy Jones também foi o produtor musical dessa versão.
O longa recebeu 11 indicações para o Oscar de 1986, mas não venceu nenhuma. Algumas das categorias em que “A Cor Púrpura” esteve presente foram Melhor Filme, Melhor Atriz (Whoopi Goldberg), Melhor Atriz Coadjuvante (Oprah Winfrey e Margaret Avery), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.
Todas as adaptações partem do romance homônimo da escritora Alice Walker, que venceu o Pullitzer de Ficção em 1983.
A nova adaptação da história de Alice Walker para os cinemas foi indicada a dois prêmios no Globo de Ouro, que acontece neste domingo (7), com Fantasia Barino (Melhor Atriz de Comédia ou Musical) e Danielle Brooks (Melhor Atriz Coadjuvante).
O filme também tem cinco indicações ao Critics Choice Movie Awards:
- Melhor Filme;
- Melhor Atriz Coadjuvante (Danielle Brooks);
- Melhor Elenco;
- Melhor Cabelo e Maquiagem;
- Melhor Figurino.
O musical tem ainda três pré-indicações ao Oscar, uma para Melhor Trilha Sonora e outras duas para Melhor Canção Original (“Keep It Movin’” e “Superpower (I)”).
Oprah não quis atuar
Oprah Winfrey disse, em entrevista ao site The Hollywood Reporter, que pensou em fazer uma participação especial no novo filme. No entanto, acabou decidindo que isso distrairia o público da atriz Danielle Brooks, nova intérprete da personagem.
“Teria sido bom na cena da igreja”, disse Winfrey, “Mas pensei que isso também seria uma distração quando Sofia se casasse, se a antiga Sofia original fosse simplesmente uma das pessoas na igreja”, completou.
Houve também outros obstáculos para Oprah Winfrey aparecer no filme.
“Eles estavam filmando isso no meio da Geórgia quando a COVID estava se espalhando. Tipo, ‘OK, bem, de qualquer maneira, não vou ficar sentada naquela igreja o dia todo’”, disse ela ao veículo.
Ludmilla na trilha sonora
A cantora Ludmilla confirmou em dezembro, uma semana antes da estreia do filme nos Estados Unidos, que estaria na trilha sonora do novo musical de “A Cor Púrpura”. A carioca colocou sua voz em “Girls”, ao lado de Dyo e V. Bozeman.
Ao lado dela estão grandes nomes da música mundial, como Alicia Keys, H.E.R, Jennifer Hudson, Jorja Smih, Mary J. Blige, Megan Thee Stallion e Usher.
A produção musical do filme é de responsabilidade de Quincy Jones, produtor multipremiado que também foi responsável pela trilha sonora da primeira versão do filme, de 1985. Ele ganhou 37 Grammy Awards e é responsável por álbuns como “Thriller” e “Bad”, de Michael Jackson.
Ouça abaixo a música cantada por Ludmilla para a trilha sonora do filme: