Moradores do bairro Horto Florestal, em Nova Andradina, estão alarmados após uma série de envenenamentos de animais na região. Apenas nesta semana, pelo menos dois cães foram vítimas dessa ação criminosa, deixando os residentes revoltados e preocupados.
O caso mais recente aconteceu na madrugada de quinta-feira (23), quando uma cadela da raça pitbull foi envenenada dentro de sua residência na Rua Projetada A. Por volta de 01h30, a tutora percebeu que o animal começou a espirrar e, em seguida, a convulsionar. Apesar de ser levada rapidamente a um veterinário, a cadela não resistiu e morreu antes de chegar ao local. A causa foi confirmada como envenenamento.
A tutora, que preferiu não se identificar, acredita que os envenenamentos podem ser tentativas de facilitar furtos na área, pois a morte dos animais permitiria a entrada de criminosos nas casas. “Não sei se estão matando os animais pra facilitar a entrada nas residências para roubar. Mas estamos arrasados, é muito difícil passar por isso”, disse emocionada.
A situação gerou grande indignação entre os moradores, que temem por suas famílias e animais de estimação. O caso, classificado como maus-tratos a animais, é crime previsto pela Lei nº 9.605, com pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa, podendo ser aumentada em caso de morte do animal.
As famílias afetadas foram orientadas a registrar boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia.