Vencedora do Carnaval 2024 receberá quase 20% do valor arrecadado no Desfile das Campeãs Ficar entre as seis primeiras colocadas no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro não garante apenas que as escolas de samba voltem à Sapucaí no próximo sábado (17), como também rende uma premiação em dinheiro para cada uma. Os valores dependem da arrecadação no Desfile das Campeãs, mas a LIESA já divulgou a porcentagem que as agremiações levarão, dando prioridade para a vencedora.
Carnaval 2024: Seis escolas de samba abrem os desfiles do Grupo Especial na Sapucaí neste domingo
Leia mais: Série Ouro ganha ‘upgrade’ no segundo dia de desfile
Em primeiro lugar, a Liga deduz 10% da receita de venda de ingressos de arquibancadas, cadeiras de pista e frisas — na parte destinada às escolas —, que é a taxa de administração. Depois, 60% do valor restante — chamado Ajuda de Custo — é dividido igualmente entre as seis agremiações.
Carnaval 2024: desfiles da Série de Ouro de sábado (10)
Já os outros 40% respeitam a colocação de cada escola — por isso, é chamado Prêmio —, sendo divididos em 40 cotas iguais. A grande campeã do Carnaval 2024 receberá uma quantidade maior dessas cotas, e o número vai diminuindo de acordo com a classificação.
Campeã: 11 cotas
Vice-campeã: 8 cotas
3º lugar: 7 cotas
4º lugar: 6 cotas
5º lugar: 5 cotas
6º lugar: 3 cotas
Dessa forma, a vencedora receberá 18,9% do montante, somando a parte fixa e as cotas, enquanto a vice-campeã conseguirá 16,2%. A sexta colocada receberá somente 11,7% das receitas no final das contas.
E também: Boi Tolo dá a largada no carnaval dos blocos neste domingo com direito a ‘show’ de saxofonistas
Em 2023, o número de cotas foi exatamente o mesmo, só que a taxa de administração da LIESA foi menor (5%). A grande campeã foi a Imperatriz Leopoldinense, seguida por Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira e Grande-Rio.
Créditos: Portal Extra Esportes