Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias, São João de Meriti e Paracambi, todas na Baixada Fluminense, são as cidades contempladas com obras de infraestrutura e de prevenção de desastres naturais, reunindo pelo menos três secretarias do governo do estado. As intervenções são para realizar serviços para evitar cheias e transbordamentos. Ao todo, estão sendo aplicados mais R$ 750 milhões para os projetos.
A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas executa intervenções em bairros de Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias e São João de Meriti. Os trabalhos incluem canalização, macrodrenagem e drenagem de rios, canais e ruas, além de construção de muros de contenção, entre outras ações. As obras de infraestrutura estão com andamento de 66% a 85%.
Nova Iguaçu, Queimados e Paracambi também contam com as equipes da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro, que realiza obras de infraestrutura com implantação de rede de abastecimento de água potável, implantação de rede de esgoto sanitário, implantação de rede de drenagem pluvial, pavimentação, urbanização e construção de muros de contenção. Na Baixada, o programa contemplou recentemente o Canal Farias e o Canal Gaspar Libero (afluente do Rio das Velhas) em Duque de Caxias, e afluentes do Rio Botas em Belford Roxo.
— Sem dúvidas, temos muito a fazer e estamos tirando do papel as soluções para demandas que há décadas eram aguardadas pelos moradores. É gratificante quando a gente ouve da população que vive nesses lugares que já receberam obras do estado o quanto a realidade já melhorou. Vamos continuar trabalhando e levando ainda mais dignidade para o povo da Baixada Fluminense – afirma o governador Cláudio Castro.
Prevenção como missão ambiental
A Secretaria estadual do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) atuam com obras e programas de mitigação dos efeitos do clima. As intervenções contemplam desassoreamento, adequação de calha, implantação de galerias, mesodrenagem e urbanização. Um dos exemplos é o trabalho que vem sendo feito para a reestruturação de um trecho de aproximadamente 2,1 km do Rio Roncador, em Duque de Caxias, com serviços de desassoreamento, adequação da calha e implantação de galerias, para impedir novas cheias. Outra ação é o Programa Limpa Rio, que já realizou duas mil intervenções para drenagem, dragagem, pavimentação asfáltica, contenção de encostas e obras de micro e macrodrenagem pluvial.
Créditos: Portal Extra Esportes