Prefeito eleito de Bandeirantes em 2024 tem candidatura indeferida pelo TSE, e cidade terá novas eleições

Novembro 14, 2024 - 16:36
 0
Prefeito eleito de Bandeirantes em 2024 tem candidatura indeferida pelo TSE, e cidade terá novas eleições
Imagem reprodução do Instagram

O prefeito eleito de Bandeirantes neste ano, Álvaro Urt (PSDB), teve seu recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mantendo o indeferimento de sua candidatura. Com isso, seus votos não serão considerados válidos, e a cidade passará por um novo processo eleitoral, ainda sem data definida.

A inelegibilidade de Urt decorre de sua cassação pela Câmara Municipal em 2020, o que o impede de se candidatar por oito anos. Mesmo assim, ele conseguiu uma liminar na Justiça Comum do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que autorizou temporariamente sua candidatura para o pleito de 2024.

O Ministério Público Eleitoral, juntamente com a coligação "Vamos Fazer Muito Mais", recorreu ao TSE para barrar a candidatura de Urt. O ministro relator André Mendonça, também integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu um parecer desfavorável ao recurso de Urt, decisão que foi mantida após novo julgamento nesta quinta-feira (14). A Corte rejeitou por unanimidade os embargos de declaração, conforme o voto do ministro relator. Também participaram do julgamento os ministros Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Nunes Marques e a presidente Cármen Lúcia.

Próximos Passos para as Eleições

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, já havia comentado a necessidade de uma nova eleição em Bandeirantes, embora tenha ressaltado que o pleito deve ocorrer apenas em 2025.

A redação mantém espaço aberto para manifestações dos envolvidos citados na matéria.