PF deflagra Operação Sisamnes para investigar venda de decisões judiciais
A PF deflagrou hoje (26), a Operação Sisamnes, com o intuito de apurar crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. A ação está sendo realizada nos estados de Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, e visa desmantelar um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e até magistrados.
INVESTIGAÇÕES
Investigações apontam que os envolvidos solicitavam valores para proferir decisões favoráveis a partes em processos judiciais, configurando um desvio de conduta grave no sistema judiciário. Estão sendo investigados também vazamentos de informações sigilosas, incluindo dados de operações policiais.
STF
Por determinação STF, estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão nas três regiões. Além disso, foram adotadas medidas cautelares, como monitoramento eletrônico, afastamento de servidores e membros do Judiciário de suas funções, além do sequestro e indisponibilidade de bens dos investigados.
NOME DA OPERAÇÃO
O nome da operação faz referência à história de Sisamnes, um juiz da mitologia persa, que foi subornado para proferir uma sentença injusta durante o reinado de Cambises II. O caso de Sisamnes se tornou um símbolo da corrupção judicial, tema que agora é relembrado na luta contra práticas semelhantes no Brasil.