Carrefour demite 2.200 funcionários às vésperas do Natal e gera controvérsia no varejo

14:10 | Dezembro 12, 2024
 0
Carrefour demite 2.200 funcionários às vésperas do Natal e gera controvérsia no varejo Créditos de Imagem: Foto: Atila Alberti / Tribuna do Paraná

A poucos dias das festividades de fim de ano, o Carrefour anunciou a demissão de 2.200 colaboradores, o que representa 1,5% do total de funcionários do grupo, que conta com 130 mil empregados diretos e indiretos. As dispensas ocorrem em meio ao aumento do consumo esperado para o Natal e o Ano Novo, mas a rede afirma que as demissões fazem parte de um processo comum no setor varejista e não irão afetar a operação durante o período.

Embora a empresa não tenha especificado quais cargos foram impactados, revelou que, em outubro deste ano, criou 6.000 novas vagas em diversas funções, incluindo padeiro, açougueiro e operador de empilhadeira. As oportunidades estão espalhadas por 20 estados e o Distrito Federal, focando em uma reposição de postos de trabalho.

A decisão do Carrefour contrasta com a tendência de contratação de temporários observada em outros setores do varejo, que esperam um crescimento de 12% nas vendas de fim de ano, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados.

Recentemente, a rede se envolveu em uma crise diplomática, após a decisão do presidente mundial, Alexandre Bompard, de interromper a compra de carne dos países do Mercosul. O boicote gerou uma reação negativa de frigoríficos brasileiros e de políticos, culminando em um pedido de desculpas formal da empresa.