Na última segunda-feira (8), G.T.S., procurado por dois mandados de prisão emitidos em janeiro de 2019 pelos crimes de estupro de vulnerável, foi capturado na região do Tatuapé, zona leste de São Paulo. As acusações contra ele envolvem a violência sexual contra sua própria sobrinha e uma amiga dela, ambas menores de idade.
A prisão foi realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), que utilizou o programa Smart Sampa, um sistema de reconhecimento facial integrado a órgãos de segurança pública. O suspeito foi identificado por volta das 19h enquanto trabalhava em uma barraca de churrasco na Vila Gomes Cardim.
De acordo com a GCM, as câmeras do programa reconheceram o rosto de G.T.S., emitindo um alerta para a equipe policial. Ao ser abordado, ele negou as acusações, mas foi conduzido ao 30º Distrito Policial, onde foi registrado um boletim de ocorrência por “captura de procurado”.
Após os procedimentos policiais, o suspeito passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e permanece à disposição da Justiça. O caso segue sob investigação, enquanto as vítimas aguardam que a Justiça seja feita.
O programa Smart Sampa foi novamente destacado como uma ferramenta importante no combate ao crime em São Paulo, reforçando o uso da tecnologia como aliada das forças de segurança.