Os moradores da região têm até o dia 31 de janeiro para se imunizar contra a gripe. Isso porque o Ministério da Saúde prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra a influenza.
Segundo a pasta, o imunizante é recomendado à toda população não vacinada, a partir dos seis meses de idade. A estimativa é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A iniciativa considera a situação epidemiológica local, bem como os estoques disponíveis do imunizante e as estratégias definidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação e, nesse caso, protege contra os principais vírus em circulação no país. Conforme informações do MS, a vacina influenza protege os brasileiros e contribui para a redução de internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
Vacinação no Norte brasileiro
Desde 2023, a estratégia de imunização contra a gripe nos estados do Norte do Brasil passou a ocorrer no segundo semestre do ano, por conta de particularidades climáticas da região. Nessa época é iniciado o “Inverno Amazônico”, um período de maior circulação viral e também de transmissão da gripe.
Desde o início das ações, mais de 2,8 milhões de doses da vacina contra a influenza foram aplicadas na região. O que representa um alcance de 39,3% na cobertura vacinal.
Em Manaus (AM), por exemplo, a prefeitura alerta a população para os últimos dias da atual edição da campanha de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela estratégia na capital, informa que as doses da vacina são ofertadas em mais de 160 salas de imunização da rede municipal.
As salas de vacina gerenciadas pela Semsa estão distribuídas em todas as zonas geográficas do município. Entre elas estão unidades de horário ampliado, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reitera que a vacina é a principal forma de prevenção contra a influenza e suas complicações. “A pessoa vacinada tem reforço na proteção, e isso é mais importante ainda agora, na época de chuvas, quando crescem os casos de doenças respiratórias. A vacina hoje está disponível para todas as faixas etárias, por isso aproveite e leve toda a família para receber a dose”, exorta.
Com informações do Ministério da Saúde e da Semsa