O presidente contou ter tido dificuldade para obter financiamento para o cinema em seus primeiros mandatos, quando Gilberto Gil foi ministro da Cultura. “Aqui no Brasil, a gente não tem ainda essa cultura [de investimento], lamentavelmente. Lembro que quando o Gilberto Gil era ministro, imaginei fazer 10 grandes filmes no Brasil sobre os momentos mais importantes na história desse país”, disse. “Eu falei, ‘vamos atrás de empresários para arrumar dinheiro para fazer’, e não conseguimos encontrar.”
Lula disse, porém, que não perde a esperança. “Conseguimos aportar uma imensidão de dinheiro [para a cultura] que não é tudo que precisa, mas é o máximo que conseguimos. Não custa nada a gente acreditar e batalhar”, declarou.
Uma biblioteca em cada cidade
Presidente prometeu que todos os municípios brasileiros terão ao menos uma biblioteca. Ele também disse que todos os conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida deverão vir equipados com uma coleção de, no mínimo, 500 livros. “Para que aquele conjunto possa iniciar o processo de aprender a ler e gostar de ler”, justificou.
“O que é importante é que a gente garanta o direito da cultura sobreviver, se reproduzir e gerar novas pessoas que gostem e pratiquem cultura”, disse Lula.
Nesta semana, o presidente assinou um acordo com os ministros da Cidade, Jader Filho, e da Cultura, Margareth Menezes, para instituir a política de construção de bibliotecas comunitárias. A previsão é que 1.500 novas bibliotecas sejam entregues até o fim de 2026.
Créditos UOL