Abril na SanFran
Os aspectos práticos e legais do crime de lavagem de dinheiro serão o tema de um seminário que a Faculdade de Direito da USP (FDUSP) promoverá no dia 8 de abril. Aberto ao público, o encontro reunirá magistrados, professores, advogados criminalistas e representantes de órgãos públicos responsáveis pelo combate à lavagem.
Marcado para as 9h30, o evento de abertura contará com a participação do presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liao; do presidente Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Carlos Muta; e dos diretores da FDUSP Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara. A mediação será do advogado e professor da USP Pierpaolo Cruz Bottini.
Os contornos e limites do ato típico de lavagem serão tema do primeiro painel, às 10h30. Participarão do debate o desembargador Nino Toldo; os professores Renato Silveira, da USP, e Heloisa Estellita, da FGV; o advogado Ademar Borges de Sousa Filho; e o pesquisador da USP Felipe Campana.
Lavagem de criptoativos
Na sequência, a mesa sobre a prática de lavagem de dinheiro no contexto dos criptoativos, dos jogos e do crowdfunding reunirá a juíza Baldresca Raecler, do TRF-3; a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Carolina Yumi de Souza; o advogado Rodrigo de Grandis; e a mestranda em Direito Penal pela USP Marina Brecht Fernandes.
Fechando o evento, a mesa sobre ocultação de produtos derivados do comércio ilegal de madeira, ouro e bois contará com o juiz José Aguiar Portela, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; a pesquisadora Melina Risso, do Instituto Igarapé; e os advogados Marcelo Cavali e Glauter Del Nero.
O seminário acontecerá no auditório Ruy Barbosa Nogueira, que fica no 2º andar do Prédio Histórico da FDUSP (Largo de São Francisco, 95, região central da capital paulista).
Créditos ConJur
Conjur Revista Eletrônica