Produzida mais de 30 anos depois da novela original ser lançada, o remake de “Renascer” realizou algumas modificações na história. Reescrita por Bruno Luperi, neto do autor Benedito Ruy Barbosa, ele escolheu dar um toque de atualidade para alguns enredos.
Dentre eles, a trama de Eliana (Sophie Charlotte), José Venâncio (Rodrigo Simas) e Buba (Gabriela Medeiros) teve detalhes que foram deixados completamente de lado.
Em 1993, a dodoca era interpretada por Patrícia Pillar, o rapaz por Taumaturgo Ferreira e a mocinha por Maria Luísa Mendonça. Na época, Eliana contratou o detetive Egberto (José de Abreu) — que se tornou Eliberto (Pedro Neschling) na versão atual — para investigar a vida de Buba.
Foi através do personagem que a ex-mulher de Venâncio descobriu que ele e Buba estavam mantendo uma jovem grávida, Teca (Paloma Duarte), em seu apartamento. Desconfiada de que o casal planejava adotar o filho da adolescente, Eliana planejou denunciá-los.
Ainda que Buba fosse hermafrodita na primeira versão, não demorou muito até que a vilã começasse a desconfiar da sexualidade da personagem.
Diferente da trama atual, em 1993, Eliana era bem mais próxima de Venâncio, mesmo que eles já estivessem separados. Em um encontro dos dois, a dondoca chegou a compartilhar suas desconfianças com o rapaz, algo que o deixou extremamente irritado.
Neste mesmo capítulo, em um momento de desespero, Eliana mentiu para o filho de Inocêncio (Antônio Fagundes) de que estava grávida dele.
Tal afirmação deixou Venâncio completamente abalado. Ao chegar em casa e conversar com Buba, o personagem admitiu ter tido duas recaídas com a ex-mulher após o término.
Como se o problema já não fosse suficiente, tudo piora depois que Teca escuta a conversa do casal. Decepcionada com o namorado de Buba, a jovem decidiu que não daria mais seu filho para que eles cuidassem. Mais do que isso, a adolescente ainda fugiu do local.
Ao mesmo tempo, Venâncio decidiu que testaria Eliana e afirmou para a vilã que era estéril, logo, não poderia ser pai de seu filho. Neste momento, o personagem também confirma que adotaria a criança que Teca estava esperando.
Versão atual de “Renascer”
Praticamente no mesmo momento da história, o remake não teve uma falsa gravidez da vilã. Eliana nem mesmo desconfia sobre a sexualidade de Buba.
Ainda assim, a personagem buscará outras formas de se vingar de Venâncio, como por exemplo, assumindo um romance com Eliberto.
Assim como na trama original, Teca (Lívia Santos) fugirá de casa. Porém, a decisão ocorrerá após a personagem flagrar o publicitário conversando com Eliana.
A ex-mulher de Venâncio até tentará ajudar a encontrar a adolescente. No entanto, a proximidade de Venâncio fará com que ela fique mexida e afirme que, juntos, os dois podem dar a José Inocêncio (Marcos Palmeira) o neto que ele tanto deseja.
Compartilhe: