Todo ano as melhores atuações são reconhecidas pelo Festival de Cannes, um dos eventos mais relevantes do cinema. Na última edição, quem roubou a cena foi um ator inusitado: o cãozinho Messi ganhou um troféu pelo seu trabalho no filme “Anatomia de Uma Queda“.
O Palme Dog é um prêmio não-oficial atribuído desde 2001 pelos críticos internacionais à melhor atuação canina, seja real ou animação. O border collie Messi chamou a atenção do público ao interpretar Snoop, o cão-guia de um garoto com deficiência visual.
O papel do cachorro é peça fundamental no desenrolar da trama: uma mulher é investigada pelo assassinato de seu marido e a única testemunha é o filho cego do casal.
A diretora francesa Justine Triet contou ao The Hollywood Reporter que o personagem Snoop “não era apenas mais um personagem ou algum animal correndo ao redor, mas fazia parte do conjunto do filme tanto quanto os demais atores”.
O border collie recebeu o troféu Palme Dog antes mesmo do longa “Anatomia de Uma Queda” ganhar a Palma de Ouro, que premia o melhor filme do ano. Messi, contudo, não foi o único cão agraciado com o prêmio.
Confira cinco atores caninos que se tornaram estrelas no Festival de Cannes:
1. Messi – “Anatomia de Uma Queda”
O cachorro foi premiado em 2023 no Festival de Cannes. Sua tutora e treinadora, Laura Martin Contini, passou 22 dias com ele no set de filmagem. Messi ainda teve que treinar por dois meses para uma cena em que finge a própria morte.
2. Mops – “Maria Antonieta”
O fofíssimo pug que interpretou Mops no filme “Maria Antonieta” ganhou o troféu em 2006. Dirigido por Sofia Coppola, a obra retrata a vida da rainha consorte que mais tarde terminaria na guilhotina. Os atores Kirsten Dunst e Jason Schwartzman encarnam a realeza pomposa e abastada às vésperas da Revolução Francesa.
3. Uggie – “O Artista”
Um dos atores caninos mais memoráveis é Uggie, que brilhou no filme mudo “O Artista”. A comédia romântica retrata um ator em declínio e uma atriz em ascensão em Hollywood entre os anos 1927 e 1932.
O jack russell terrier que integra o elenco recebeu a Palme Dog em 2011. Uggie morreu aos 13 anos, em 2015, eutanasiado após uma batalha contra o câncer de próstata.
4. Dug – “Up: Altas Aventuras”
Nem só os cães de carne e osso são reconhecidos. O personagem Dug, da animação da Disney “Up: Altas Aventuras”, foi premiado no Festival de Cannes em 2009.
Na versão original, Dug é dublado por Bob Peterson, que dirigiu o filme ao lado de Pete Docter. O ator Duda Ribeiro dublou o cachorro na versão brasileira. Em 2021, o personagem ganhou sua própria série no Disney+, chamada “Dug Days”.
5. Otis – “Aniversário de Casamento”
O primeiro cachorro a ganhar o Palme Dog foi o pequeno Otis, em 2001. Ele atua na comédia dramática “Aniversário de Casamento”, co-dirigida e co-estrelada por Jennifer Jason Leigh e Alan Cumming. O casal Joe e Sally celebra seis anos casados, mas a festa é arruinada pelo aumento das tensões e o desaparecimento de Otis.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui