Mais de 1.500 bailarinos, vindo de 129 grupos de diversas regiões do país e também do Paraguai, estão em Florianópolis para participar do Prêmio Desterro – 13° Festival de Dança de Florianópolis, que iniciou no último sábado e vai até domingo, no CIC (Centro Integrado de Cultura). Do total, 496 trabalhos concorrerão às premiações da Mostra Competitiva em 14 sessões, chegando a soma de todos os prêmios a R$ 39.400, o maior da história.
Na tarde desta terça-feira (20), a programação proporcionou pela primeira vez um ensaio aberto ao público, com as 906 poltronas do Teatro Ademir Rosa disponibilizadas gratuitamente. Os bailarinos, por quatro horas, fizeram a chamada “passagem de palco” de 67 coreografias que foram apresentadas no mesmo dia, às 19h, na Cena Comentada – onde trabalhos de diferentes gêneros de dança não são avaliados por jurados, mas analisados por um profissional convidado.
Para o diretor-geral do festival, Carlos Eduardo de Andrade “é uma forma de aproximar o público do ambiente artístico, de as pessoas conhecerem os últimos preparativos dos grupos antes da apresentação oficial, verem como se aquecem e reconhecem o palco, as afinações de luz e som, além de apreciarem o trabalho no todo”.
Sophia Dutra e Arthur de Souza, ambos de 12 anos, vieram com uma companhia de Campo Grande, do Mato Grosso do Sul, e ensaiaram a sua apresentação de balé clássico, se preparando para a noite. A ansiedade era grande, mas revelaram que o momento foi bom para conhecer o palco e saber quanto de espaço tinham.
“Nós estamos nos preparando bastante para essa apresentação e foi muito bom esse momento”, relata Arthur.
Programação do 13º Festival de Dança de Florianópolis
Quarta-feira (21)
19h: Mostra Competitiva – dança contemporânea: solo adulto (semifinais do Grand Prix), solo júnior (semifinais do Grand Prix) e duo júnior
Quinta-feira (22)
15h: Mostra Competitiva – jazz: solo feminino júnior (semifinais do Grand Prix), solo masculino júnior, duo júnior e duo adulto
19h: Mostra Competitiva – dança contemporânea: conjunto júnior, duo adulto e solo júnior (final do Grand Prix)
Sexta-feira (23)
15h: Mostra Competitiva – jazz: solo feminino adulto (semifinais do Grand Prix), solo masculino adulto (semifinais do Grand Prix) e solo feminino júnior (final do Grand Prix),
19h: Mostra Competitiva – dança contemporânea: conjunto adulto e solo adulto (final do Grand Prix)
Sábado (24)
14h: Cena Comentada – gêneros diversos
19h: Mostra Competitiva – jazz: conjunto júnior, solo feminino adulto (final do Grand Prix) e solo masculino adulto (final do Grand Prix)
Domingo (25)
16h: Mostra Competitiva – danças urbanas: conjunto júnior, conjunto adulto, duo adulto e solo feminino adulto
19h: Mostra Competitiva – jazz: conjunto adulto
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui