O aumento de casos de dengue em todo o país acendeu um alerta em Itajaí. O município já soma quase 300 casos da doença em 2024. Para combater o mosquito transmissor, foi anunciado na sexta-feira (9) o reforço na prevenção e estratégias de enfrentamento à doença.
Entre as medidas estão a aplicação de inseticida em áreas com risco, limpeza de locais com criadouros do mosquito Aedes aegypti e ações educativas e de conscientização da população.
Além do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, as demais pastas foram convocadas para auxiliar no combate à dengue. Dentre as diversas ações adotadas por Itajaí estão:
- Reforço na fiscalização e notificação dos imóveis em estado de abandono com risco à saúde;
- Novos mutirões de limpeza nas áreas com mais casos da doença;
- Distribuição de repelentes para pessoas de baixa renda notificadas para dengue;
- Intensificação do recolhimento de veículos e sucatas abandonados em vias públicas;
- Uso de drones para identificação de possíveis focos do mosquito transmissor.
Um mutirão de visitas em imóveis públicos e particulares e uma grande campanha educativa para combate à doença também estão no cronograma.
Aplicação de inseticida
A Secretaria Municipal de Saúde vem, desde o início do ano, reforçando as ações de controle da dengue. Locais com maior número de casos da doença recebem aplicação de inseticida UBV para eliminação do mosquito adulto. Além disso, o Programa de Controle da Dengue aplica inseticida residual em pontos estratégicos com risco de proliferação do Aedes aegypti, como ferros-velhos e borracharias.
Em conjunto com a Secretaria de Obras também são realizadas limpezas em imóveis abandonados ou terrenos baldios com risco à saúde. Os agentes de endemias também seguem com as orientações à população de casa em casa em diversos bairros da cidade.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui