Seis escolas de samba fecham os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (12), a partir das 22h.
Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Unidos de Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro tomam a Marques de Sapucaí na segunda noite de desfiles da categoria mais alta da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
No domingo (11), desfilaram a Porto da Pedra, Beija-Flor, Acadêmicos do Salgueiro, Grande Rio e Unidos da Tijuca, além da campeã de 2023, Imperatriz Leopoldinense.
Quem abre o espetáculo desta segunda é a Mocidade Independente de Padre Miguel, com um samba sobre o caju, fruto que foi um dos primeiros tesouros levados por colonizadores quando eles chegaram ao Brasil. Em seguida, a Portela faz uma apresentação baseada no livro “Um defeito de cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, uma homenagem às mulheres negras que influenciaram a história do Brasil.
Unidos de Vila Isabel leva novamente para a avenida seu enredo e seu samba de 1993, composto por Martinho da Vila, que parte de uma história fictícia baseada na cultura yorubá para defender que as crianças são a salvação. Já a Mangueira homenageia uma de suas mais notáveis torcedoras: Alcione.
Na avenida, a Paraíso do Tuiuti vai usar a linguagem de HQ para contar a história de João Cândido, militar da Marinha de Guerra do Brasil que liderou a Revolta da Chibata, em 1910. E a Unidos do Viradouro mostra como o culto ao vudum serpente saiu da costa ocidental da África e chegou ao Brasil.
Conheça os sambas-enredo das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Confira os horários de desfiles na Sapucaí nesta segunda (12):
- Mocidade Independente de Padre Miguel, às 22h
- Portela, entre 23h e 23h10
- Unidos de Vila Isabel, entre 00h00 e 00h20
- Estação Primeira de Mangueira, entre 01h00 e 01h30
- Paraíso do Tuiuti, entre 02h00 e 02h40
- Unidos do Viradouro, entre 03h00 e 03h50
Compartilhe: