O falecimento nesta segunda-feira (12) de Luiza Trajano Donato, fundadora da Magazine Luiza, trouxe reflexão sobre seu impactante legado no varejo brasileiro. O que começou como uma modesta loja de presentes em Franca (SP), transformou-se em uma das maiores cadeias de varejo do país.
Quantas lojas tem a Magalu
Com mais de 1477 lojas e um faturamento que excedeu os 56 bilhões de reais em 2021, a Magazine Luiza é hoje um colosso empresarial e uma das maiores varejistas na Bolsa de Valores.
Como surgiu a Magazine Luiza
Em 1957, Luiza Trajano Donato e seu marido Pelegrino José Donato adquiriram uma pequena loja de presentes em Franca. A escolha do nome “Magazine Luiza” foi decidida por meio de um concurso em uma rádio local, onde os ouvintes poderiam dar sugestões.
Essa conexão com a comunidade e a habilidade em vendas de Luiza Trajano Donato foram fundamentais para o sucesso inicial da loja e estabeleceram as bases para o que a empresa se tornaria.
Liderança de Luiza Helena Trajano
Em 1991, a empresa passou para a liderança de Luiza Helena Trajano, a sobrinha da fundadora. A transição marcou uma transformação profunda na empresa, com a introdução no comércio eletrônico em uma época em que a internet ainda era uma novidade para a maioria dos brasileiros.
Inovação no Marketing
Luiza Helena também foi responsável por inovar nas estratégias de publicidade, fazendo vendas pela televisão e lançando a Liquidação Fantástica, que desafiou expectativas e atraiu grandes multidões, o que na época inspirou outras grandes varejistas brasileiras a adotar estratégias semelhantes.
Valorização dos colaboradores
Além das inovações no marketing, Luiza Helena priorizou a valorização dos colaboradores. A criação de uma cultura empresarial de inclusão e a introdução de um programa de bonificação que compartilhava os lucros com os funcionários transformaram a Magazine Luiza em um dos melhores lugares para trabalhar na América Latina.
Estreia na Bolsa de Valores
A abertura de capital da empresa na bolsa de valores em 2011 foi um marco, captando R$ 925 milhões. Apesar dos desafios iniciais, a recusa de Luiza Helena em separar as operações digitais das lojas físicas provou ser uma decisão acertada, com as ações da empresa valorizando-se em mais de 5.000%.
Controle operacional
Luiza passou o controle operacional para Marcelo Silva em 2009, preparando o terreno para seu primogênito, Frederico Trajano, assumir a liderança e continuar a inovação digital com iniciativas como o LuizaLabs e o avatar Lu do Magalu. Atualmente, a empresa familiar tem mais de 35 mil colaboradores e parcerias com marcas distintas.
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