Uma enxurrada, que durou cerca de 20 minutos, provocou danos milionários a Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, no último dia 28. Isso é o que revela relatório elaborado pelo município e cadastrado junto à Defesa Civil Nacional, no Fide (Formulário de Informações de Desastres). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (26).
Segundo o documento, a forte chuva causou prejuízos públicos avaliados em R$ 20 milhões, deixou 20 pessoas desalojadas, diversos pontos de alagamentos e ruas danificadas, assim como três casas interditadas.
80 ocorrências causaram prejuízo milionário
Ao todo, foram 80 ocorrências registradas e 82 ruas afetadas, seja por alagamentos, escorregamentos de terra, quedas de muros, erosões, quedas de árvores, riscos de queda de árvores. Veja detalhes abaixo!
Ainda de acordo com o relatório, em 20 minutos de chuva, houve um acumulado de 60mm de água no solo em Jaraguá do Sul, classificando o fenômeno como enxurrada.
Mapa de risco
Esses dados servem para atualização do mapeamento de risco do município, bem como à busca de recursos estaduais e federais e possível liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela Caixa Econômica Federal.
Desde 2021, Jaraguá de Sul já faz parte do mapeamento da Defesa Civil Nacional como município de alto risco. O documento vem sendo atualizado a cada nova ocorrência do gênero. As informações ficam no histórico do município e ajudam especialmente na emissão de alertas e na prevenção.
“Com isso, o município tem a possibilidade de pleitear recursos que, neste caso, servirão para a reconstrução e também em futuras obras de prevenção”, explica o diretor de Captação de Recursos, Escritório de Projetos e Planejamento Estratégico, Antônio Carlos da Luz.
Acesso ao PAC e FGTS
Com relação ao Governo Federal, informações do dia 28 também serão inseridas no mapeamento de desastres. Esse histórico poderá resultar na liberação de recursos para obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Jaraguá do Sul já protocolou quatro propostas e, com este desastre, fica mais uma justificativa que Jaraguá realmente precisa desses recursos”, complementa. O município decretou emergência um dia após a enxurrada.
O reconhecimento será avaliado pela Caixa Econômica Federal, que poderá liberar recursos do FGTS para moradores que tiveram seus imóveis atingidos.
Relatório da enxurrada
- Início da chuva: 16h18;
- Quantidade: 60mm;
- Ocorrências: 80;
- Ruas afetadas: 82;
- Pontos de alagamentos: Barra do Rio Cerro, Barra do Rio molha, Jaraguá Esquerdo, São Luis, Rio Molha, Chico de Paulo;
- Escorregamentos de terra: bairro Parque Malwee, Jaraguá Esquerdo e São Luis;
- Quedas de muros: Barra do Rio Molha, Jaraguá Esquerdo;
- Erosões em vias públicas: Rio Molha, Barra do Rio Molha;
- Risco de quedas de árvores: Barra do Rio Molha;
- Risco de queda de muro: São Luis;
- Entupimentos de drenagens: Barra do Rio Molha, Rio Molha;
- Patologias em pontes: Barra do Rio Cerro, Rio Molha;
- Acessos sobre ribeirão danificados;
- Fornecidos 1.200m² de lona;
- Desalojados: 20 pessoas, que foram realocadas na noite do incidente;
- Três casas interditadas;
- Estimativa de prejuízos públicos avaliados em cerca de R$ 20 milhões.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui