A Prefeitura de Florianópolis revelou o local contemplado com as 192 moradias do Minha Casa, Minha Vida: será no Alto da Caeira, na ligação entre o Morro da Cruz e o Saco dos Limões.
As unidades habitacionais serão construídas ao lado da creche Evandro de Sousa, na rua General Vieira da Rosa. O espaço foi invadido em 2017 e, atualmente é denominado “Comunidade Marielle Franco”.
A prioridade, segundo repassado pelo prefeito Topázio Neto (PSD), será das pessoas que já estão na região. Os beneficiados ocupam a Faixa 1 do programa, que prevê uma renda familiar bruta de até R$ 2,6 mil.
O município arca com o terreno, que é cedido a União, além de custear espaços em comum do prédio como área de esporte e salão de festas. O Governo Federal, dessa forma, arca com R$ 170 mil em cada uma das unidades habitacionais.
A expectativa é que as obras comecem ainda no primeiro semestre e sejam concluídas em até dois anos.
Moradias populares em Florianópolis
As casas serão construídas ao redor da creche Evandro de Sousa, nas partes mais planas do terreno que é íngreme em diferentes partes.
As próximas etapas acontecem com assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal e a licitação para definir a construtora responsável.
As famílias contempladas ainda ficarão sob guarda do aluguel social até que a obra seja concluída.
Mais unidades habitacionais
Florianópolis não tem investido em moradias populares, ao menos, há cinco anos. O último conjunto de habitações populares foi entregue em 2019, com o residencial Ponta do Leal, com 88 unidades.
A estimativa é que, atualmente, haja um déficit de mais de 10 mil unidades habitacionais, na Capital.
Questionado, Topázio mencionou a intenção do Executivo em abrir, ao menos, 900 unidades e já há, inclusive, terrenos públicos mapeados pela cidade.
Ele lembra, no entanto, que é preciso contar com o aval do Governo Federal para dar vida ao projeto.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui