Representantes da iniciativa privada do setor têxtil e de confecções, da sociedade civil organizada, das universidades e do setor público discutiram na quarta-feira (24) com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), os desafios para 2024. Entre os temas abordados, a qualificação de mão de obra foi o principal ponto.
Segundo os empresários, há dificuldade em encontrar tanto costureiras com formação quanto cargos de chefia com qualificação no setor têxtil. O consenso entre os participantes foi de que é preciso existir uma união de esforços entre os setores para melhor atendimento.
Uma das medidas discutidas foi ampliar o Feirão do Emprego e a Feira de Qualificação Profissional (Feduca) e lançar a Feira das Profissões – evento que deve ocorrer em agosto no Parque Vila Germânica.
Reunião que aconteceu com têxtil deve ouvir também outros setores
As reuniões fazem parte do Plano de Desenvolvimento Econômico de Blumenau (Pedem). O tema de qualificação também esteve presente na primeira da série. Representantes do setor de saúde também estiveram no gabinete do prefeito para o encontro e apontou a dificuldade na mão de obra.
Uma das propostas apresentadas foi a conversa com o Senac, que possui cursos de formação especialmente na área de enfermagem.
A grande novidade no setor da saúde será a campanha publicitária que foi criada e está sendo financiada pela iniciativa privada, que vai reforçar o fato de Blumenau ser uma referência regional e estadual em saúde. A campanha deve ir ao ar ainda no primeiro semestre deste ano.
Outros encontros acontecem com setores como eletrometalmecânica, Turismo, Comércio, Gastronomia e Economia Criativa; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Distrito da Inovação.
Todos os eixos têm, no centro do debate, a responsabilidade de pensar o crescimento, o desenvolvimento em conjunto da cidade.
Participe do grupo e receba as principais notícias
sobre Economia na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui