Mais de uma tonelada de camarão-rosa ilegal foi apreendido nesta terça-feira (23) em Penha, no Litoral Norte de SC. A Polícia Militar Ambiental recebeu a denúncia de que uma “salga” estaria operando ilegalmente, o que foi constatado no local.
Os policiais militares ambientais da unidade de Balneário Camboriú foram até a cidade de Penha para averiguar a denúncia. Ao chegar no local, foi constatado que cerca de dez pessoas atuavam manipulando o pescado ilegal.
O proprietário do local atendeu os policiais e permitiu o acesso ao imóvel, onde os policiais perceberam que algumas mesas eram feitas de tábuas de caixaria.
A vigilância sanitária do município foi acionada, e se dirigiu até o estabelecimento. O proprietário alegou não ter autorização para a atividade, nem documentação de origem do pescado.
Dessa forma, ele foi autuado por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora, sem autorização dos órgãos ambientais competentes e por beneficiar produto originário da pesca sem comprovação de sua origem.
Carga apreendida de camarão somava mais de uma tonelada
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o pescado apreendido totalizava mais de uma tonelada. Cerca de oitenta quilos, que estavam sobre as mesas na hora da abordagem, foram descartados pelos fiscais da vigilância sanitária e encaminhados para um aterro sanitário.
A quantia restante foi doada para a Associação Lar de Idosos Grande Família, em Barra Velha.
No local, foi lavrado um Termo Circunstanciado para o proprietário e o estabelecimento foi interditado mediante Termo de Interdição. As multas, somadas, totalizaram R$ 25,6 mil.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui