Esta é uma história, no mínimo, inusitada. Alfredo, carinhosamente chamado de Dego, é um carneiro que vive tranquilamente no bairro Magalhães, em Laguna. Ele dá “rolê” no comércio local, ganha atenção dos moradores e, por incrível que pareça, atravessa a balsa sozinho!
Quem confirma que o animal curte passear por aí é o tutor, Nildo Salvato, pescador na localidade. “Ele atravessa a balsa, vai no Centro e volta. Sai de manhã, umas 9h, e retorna ao meio-dia. Depois, sai às 15h e vem às 18h, quando está escurecendo”, detalha.
É unânime: na região, todos conhecem Alfredo. “É só a balsa chegar, ele já sai correndo para entrar. O carneiro é um ponto turístico de Laguna. Ele atravessa e fica até 17h, depois, pega de novo [a embarcação] e volta para casa”, afirma Reginaldo de Medeiros, marinheiro.
Do outro lado, após a travessia, tem um restaurante. E lá que Dego aproveita para fazer “uma boquinha”. “Todo fim de tarde, ele vem comer, atravessa e vai embora”, comenta Caio Vieira Andrade, atendente do estabelecimento.
O tutor relembra que, há algumas semanas, Alfredo foi roubado. Por sorte, o carneiro é tão conhecido, que não teve jeito, logo acionaram Nildo e o animal retornou para casa.
“Meu amigo me ligou e disse que ele estava na sua casa, a quase 10 quilômetros daqui. Um sucateiro apareceu com Alfredo no carrinho e vendeu pra ele. Fui lá pegar de volta, todo mundo conhece e sabe que é meu”, finaliza o pescador com tom de bom humor.
Por conhecerem tão bem a peça, moradores contam que Alfredo adora pipoca e, claro, agradam-no sempre que possível com o alimento. O passeio da balsa em que o carneiro é atração dura cerca de cinco minutos e liga o bairro Magalhães à região da Ilha de Laguna.
Veja o passeio de balsa com uma presença especial: o carneiro Alfredo
*Pedro Garcia, repórter da NDTV Criciúma, colaborou com a matéria.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Criciúma e região na palma da sua mão.
Crédios ND+ Portal de Notícias. Leia mais Clicando Aqui