O Egito frustrou uma tentativa de contrabando de drogas após uma troca de tiros perto de uma passagem na fronteira com Israel, onde as entregas de ajuda para a Faixa de Gaza estão sendo inspecionadas, disseram duas fontes de serviços de segurança e a TV Al Qahera News do Egito na noite desta segunda-feira (15).
Seis traficantes de drogas foram presos durante o incidente na Península do Sinai, no Egito, ao sul da passagem de fronteira de Al-Awja, conhecida em Israel como passagem de Nitzana, acrescentaram as fontes de segurança.
Uma autoridade israelense também afirmou que os suspeitos provavelmente tentavam contrabandear drogas através da fronteira do Egito, país que está em paz com Israel há décadas.
O porta-voz árabe do exército israelense, Avichay Adraee, pontuou que 20 “suspeitos”, incluindo homens armados, se aproximaram da fronteira perto de Nitzana antes de serem alvejados por soldados que operavam na área.
Houve feridos, acrescentou a autoridade no X.
Al-Awja-Nitzana fica a pouco mais de 40 km ao sul de Rafah, a principal passagem entre o Egito e a Faixa de Gaza.
Israel e Egito mantêm um bloqueio ao território palestino desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle do local.
Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, Rafah tem sido o principal ponto de entrada e saída de suprimentos humanitários enviados para Gaza.
Grande parte da ajuda foi inspecionada por Israel em Nitzana.
Os incidentes de segurança na fronteira do Egito com Israel são relativamente raros, embora haja uma longa história de atividade de contrabando a partir do Sinai.
O Egito reforçou a segurança no seu lado da fronteira nos últimos anos e libertou uma zona tampão perto da sua fronteira com Gaza.
Compartilhe: