A prefeitura do Rio de Janeiro avalia pedir ajuda federal para lidar com as consequências da chuva que atinge o município desde a noite de sábado (13).
Segundo Eduardo Paes (PSD), a situação ainda é considerada sob controle, mas, a depender do que acontecer neste domingo (14), a ajuda pode ser necessária.
À CNN, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o governo está à disposição caso a ajuda seja solicitada.
“Continuamos monitorando a situação das chuvas, não só no Rio, mas em São Paulo e Minas Gerais. Estamos em reunião permanente com a Defesa Civil. Ainda não há previsão de repasses de verba, mas tenho uma nova conversa com o Secretário Nacional de Defesa Civil ainda hoje. Havendo solicitação do Rio de Janeiro, claro, vamos atender”, disse.
Paes usou as redes sociais para agradecer e dizer que está em contato com o Planalto.
“Recebi ligação do ministro Waldez Góes, em nome do presidente Lula, colocando-se à disposição da cidade do Rio no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas que nos atingiram na madrugada de domingo. Agradeço pela solidariedade e apoio.”
Recebi ligação do ministro @waldezoficial em nome do presidente @LulaOficial colocando-se à disposição da cidade do Rio no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas que nos atingiram na madrugada de domingo. Agradeço pela solidariedade e apoio.
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 14, 2024
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também conversou com o prefeito do Rio. Em troca de mensagens, ofereceu ajuda para intermediar a liberação de recursos.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros confirmaram a morte de pelo menos quatro pessoas na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense após as fortes chuvas que atingem o município desde a noite de sábado (13). Uma mulher está desaparecida.
Compartilhe: